Avalie este item
(3 votos)

O Esporte Enduro a pé ou Trekking de regularidade

O Enduro a pé ou Trekking de Regularidade surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, através de amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking).É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.

A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

O trekking de regularidade se tornou uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas.

Um Esporte de Equipe:

Um Esporte de Equipe:

As equipes são formadas de três a sete integrantes e cada componente deverá desempenhar uma função das relacionadas abaixo:

  • Navegador: A pessoa que interpreta a planilha e conduz a equipe pelas referências. É imprescindível que o mesmo possua uma bússola. A leitura da bússola é direta, basta posicionar o norte e verificar o grau solicitado na planilha de navegação.
  • Contador de passos: é o responsável pela estimativa de distâncias. As distâncias são fornecidas em metros, normalmente entre uma referência e outra. O Contador pode determiná-la contando os passos. Esta é uma função muito importante, pois sem a precisão do contador a navegação fica muito difícil. Esse membro da equipe deve ter a sensibilidade de saber a variação do passo para as diversas situações como subidas, descidas, travessias em rios ou terrenos planos, avisando ao navegador da proximidade da referência.
  • Calculista: É a pessoa responsável por todos os cálculos antes e durante a prova. Calcula os tempos de todas as quadrículas e trechos para a chegada da equipe nas referências e pode também controlar se a equipe está atrasada ou adiantada. A fórmula utilizada para os cálculos é: Velocidade média = Distância / Tempo.

A planilha fornece a velocidade média e a distância entre as referências. Com esses dados calcula-se o tempo para se chegar em cada referência.

Durante as provas, certamente surgirão dificuldades e situações de conflito, que servirão de aprendizado para as próximas etapas e, com certeza, após a prova todos se divertirão lembrando dessas situações. O importante é que não se perca o espírito esportivo e que não haja desentendimentos entre os integrantes da equipe. Muitas famílias também participam, fazendo do dia da prova um evento para estreitar ainda mais os laços familiares.

A atividade do Enduro a Pé ajuda as pessoas a se relacionarem em vários sentidos: aumentar o controle emocional, ter liderança, enfrentar novos desafios, traçar estratégicas e promover uma qualidade de vida através do contato com a natureza. Essas qualidades que o trekking proporciona estão atraindo diversas pessoas em busca de novos horizontes, onde é possível uma perfeita harmonia com o ambiente e a troca de conhecimentos entre pessoas, o que acaba por gerar novas e boas amizades.

Roupas e calçados adequados

Os equipamentos necessários para o Trekking são mais baratos que o de outros esportes de aventura, mas mesmo assim precisam ser escolhidos com todo o cuidado.

Vale ressaltar que se trata de uma prova de orientação e se faz imprescindível o uso dos seguintes equipamento no dia do evento durante a realização da prova:

  • Bússola
  • Contador numérico
  • Calculadora simples
  • Caneta
  • Relógio digital ou cronômetro

A roupa deve ser leve, confortável, de fácil absorção da transpiração e, se possível, igualmente fácil evaporação da mesma. Que seja quente no frio, sem muitas camadas de malhas para não dificultar a locomoção e acumular peso na mochila, e fresca no calor. Calças e blusas de manga comprida são grandes aliadas para evitar aranhões.

Por se tratar de uma caminhada, os tênis são de fundamental importância. As botas são as mais indicadas por oferecem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos.

Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva, facilitando a leitura das planilhas durante o percurso.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Newsletter

Não perca os prazos e informações, assine agora mesmo a nossa Newsletter e fique por dentro das nossas novidades.